top of page

    Com a chegada de milhares de pessoas ao território da Europa nos últimos anos, fez com que todo o mundo voltasse os olhos para eles. Os jornais noticiavam as travessias arriscadas e as mortes devido à má estrutura nas embarcações - sempre lotadas. A busca por uma nova vida ou apenas o desejo de reconstruí-la em outro país, move uma multidão todos os dias. Alguns países têm o dom de receber essas milhares de pessoas, já outros nem tanto. Estamos falando de refugiados e imigrantes. Com a crise de refugiados na Síria, o Brasil foi um dos destinos escolhidos.

   A guerra no Oriente Médio foi um dos motivos pelo qual mais de 300 mil pessoas cruzassem ilegalmente o mar para chegar à Europa em 2015. Muitos desses refugiados chegaram ao Brasil na recente onda migratória, e tem tratado de maneira diferente a crise do outro lado do mundo há algum tempo. Assim mais pessoas acabaram recebendo o status de refugiado em relação a outros países como Grécia e Espanha, por exemplo. No Brasil, a política de portas abertas para os sírios foi mencionada como uma importante mensagem humanitária e de direitos humanos. Já em relação aos imigrantes, nos últimos dez anos, aumentou 160% a chegada deles no Brasil.

   No ano passado, o momento econômico no qual o país passava era positivo, e isso fez com que muitos tentassem a vida aqui em busca de oportunidades de trabalho. Mas esse não é o cenário atualmente. Esse número caiu significativamente e a maioria dos imigrantes começaram a ir para outros países. A maioria que reside no território brasileiro são os africanos, e de maior número o Haiti - depois do terremoto em 2010 ficou devastado e até hoje ainda não conseguiu se estabilizar economicamente. As nacionalidades recebidas em território brasileiro são: Haiti, Bolívia, Colômbia, Argentina, China e Portugal.

Refugiados
          x

Imigrantes

Eles chegaram ao Brasil ...

Tipos de Imigrantes:


Migrantes econômicos – Cruzam a fronteira de um país de maneira voluntária em busca de melhores condições de vida
Deslocados internos- São forçados a deixar o local de origem para evitar algum tipo de violência, mas não chega a cruzar uma fronteira. Solicitação do proteção, paras virar refugiado.Ex: Caso da Colombia
Os Haitianos não são considerados refugiados pelo governo brasileiro porque aconteceu por conta de desastre ambiental. 
Solicitantes de refugio = estão aguardando a análise do governo .


Dados de Abril divulgados pelo governo federal Sobre refugiados e solicitantes de refugio:


No Brasil:
- 8.863 refugiados reconhecidos no Brasil e 28.670 solicitações registradas em 2015

- 18% tem de 0 a 17 anos, 42% de 18 a 29 anos e 36% de 30 a 59 anos
- 71% são homens e 29% são mulheres


No  Estado do Rio de Janeiro:
- 2.620 solicitantes e 4.187 refugiados
- 35% até 15 anos , 27% mulheres e 73% homens

  Antes de tudo, é preciso entender a diferença entre as duas nomenclaturas. Segundo o dicionário Aurélio, imigrante é aquele que migra, ou seja, que entra em um país estrangeiro com o objetivo de residir ou trabalhar. O refugiado é toda pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, não pode ou não quer regressar ao mesmo. Também devido à generalizada violação de direitos humanos é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outros.

bottom of page